-
Arquitetos: ALH Taller de Arquitectura
- Área: 370 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Mateo Soto
Descrição enviada pela equipe de projeto. O principal objetivo no desenvolvimento desta casa para seus 4 habitantes foi buscar uma relação contínua entre os espaços internos e externos, tornando a floresta que circunda o projeto a grande protagonista. É por isso que são geradas aberturas nos volumes acompanhados de janelas de piso a teto que permitem a conexão e mimetismo com a natureza.
Os materiais utilizados, tais como tijolos feitos à mão, concreto texturizado, aço aparente e madeira, forma selecionados por envelhecerem em harmonia com seu entorno, preservando suas características naturais e permitindo assim que não sejam contrários a seu contexto, mas sim que se fundam com ele.
Os materiais não fazem parte apenas do lado de fora, mas também se transformam nos envoltórios internos.
Este parâmetro é claramente evidenciado no teto da área social, onde o tijolo feito à mão deixa de ser um material puramente de fachada para se transformar em abóbadas catalãs que cobrem o espaço, tornando a conexão com o exterior mais segura, gerando um espaço acolhedor e caloroso.
Os espaços são regidos pela vista para o exterior, conectando a área social com a sala de estar e os quartos por meio de corredores interrompidos por jardins que parecem fazer parte da casa.
As iluminações natural e artificial andam de mãos dadas, garantindo que a luz entre em todas as áreas durante o dia e enfatizando a materialidade do projeto com grande precisão à noite.